Caetano Veloso sobre a Rede SARAH: “um sintoma bom do Brasil”
Caetano Veloso apresentou-se, na tarde do dia 31 de julho de 2023, no Teatro do Hospital SARAH Brasília Centro, para pacientes, acompanhantes, colaboradores e convidados da Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação.
A plateia lotou as 253 poltronas do teatro, além das galerias laterais, projetadas especialmente para o acesso de pacientes em cadeiras de rodas e camas-maca. A Rede SARAH é uma entidade sem fins lucrativos que atende, gratuitamente, pacientes com lesões neurológicas e ortopédicas, exclusivamente com recursos orçamentários da União e com padrões de excelência reconhecidos internacionalmente.
Caetano referiu-se à Rede SARAH como “um sintoma bom do Brasil” e um exemplo para os brasileiros.
“Muito feliz de estar aqui. Muito honrado de poder atender o convite de Dra. Lúcia, porque o SARAH é uma coisa que o Brasil ensina a si mesmo. É uma das poucas coisas que vêm sendo feitas no Brasil que ensinam ao Brasil o que ele deve ser. ” disse o cantor e compositor. “Eu agradeço muito a presença de todos vocês e me sinto honradíssimo de cantar para quem está aqui trabalhando e sendo atendido por um Brasil que é o esboço do Brasil que a gente quer que seja.”
Durante a matinê musical, Caetano cantou e tocou ao violão, sem o acompanhamento de outros músicos, grandes sucessos da sua carreira, como “Tigresa”, “Cajuína” e “Leãozinho”. Ele cantou “Luz do Sol” com Orlando Morais, que fez uma participação especial.
Ao final do espetáculo, a paciente Maisa Santos Bernardes, de apenas oito anos, presenteou Caetano com um buquê de flores em nome de toda a comunidade SARAH.
“Eu fiquei um pouco nervosa de subir lá no palco, na frente de todo mundo, mas fiquei mais tranquila que a minha mãe, mas eu disse pra ela pra ter coragem”, disse Maisa, que está internada no SARAH Brasília há cerca de uma semana para reabilitação pós-cirúrgica ortopédica, acompanhada da mãe, Geisiele. “O moço me abraçou, abraçou minha mãe, sorriu pra mim e agradeceu as flores. Ele era muito legal.”
Para Geisiele, um espetáculo como esse ajuda a lidar com a saudade de casa e do marido, Vando, e dos dois filhos pequenos, Davi e Daniel, de seis anos e dois anos de idade, respectivamente, que ficaram em Novo Paraíso, Rondônia. “A gente está aqui, longe de casa, daí chamam a gente para ver esse show de alguém famoso e essas músicas tão lindas. Foi especial”, disse ela.
A presidente da Rede SARAH, Dra. Lúcia Willadino Braga, agradeceu a presença de Caetano, que aceitou seu convite para contribuir com sua arte para o bem-estar mental e a reabilitação dos pacientes.
“Aqui na Rede SARAH, temos o projeto Arte e Reabilitação. Observamos cotidianamente como o contato com a arte traz melhoras na reabilitação de pacientes. Sempre que possível, convidamos artistas para fazerem apresentações aqui no nosso auditório e os resultados são sempre magníficos. O de hoje, então, foi excepcional,” disse Dra. Lúcia, logo após o espetáculo.
“A presença do Caetano Veloso era um sonho antigo no nosso projeto. Estamos felizes que ele tenha encontrado um momento especial para nós e tenha feito uma apresentação tão maravilhosa. Muitas pessoas na plateia ficaram emocionadas. Hoje, provavelmente, nosso consumo de analgésicos vai ser baixíssimo. A alegria de ver um espetáculo faz sumir qualquer dor.”
Entre os convidados presentes na plateia estavam o senador Randolfe Rodrigues; os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia e Roberto Barroso; a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Maria Cristina Pedruzzi; o ministro aposentado do STF Ayres Britto; e a atriz Maria Paula.
O espetáculo teve ampla cobertura na imprensa:
Caetano Veloso sobre o Hospital Sarah Brasília: "Um sintoma bom do Brasil" – Aline Brito, Correio Braziliense.
Caetano Veloso emociona público em show especial no Sarah – Jade Abreu, Metrópoles.
Caetano Veloso faz show para pacientes da Rede Sarah – Hugo Evaristo, TV Globo Brasília, DF2.
Caetano Veloso faz show gratuito em hospital e emociona pacientes – Hugo Evaristo, TV Globo Brasília, Bom Dia DF.