Neurorreabilitação em Lesão Medular
A equipe de Neurorreabilitação em Lesão Medular atende adultos com lesões medulares congênitas ou adquiridas, que podem ser de origem traumática ou não traumática.
Os programas de reabilitação são individualizados e organizados de forma dinâmica e contextualizada, de acordo com o potencial de recuperação funcional, e podem ser realizados ambulatorialmente, em regime de hospital-dia ou internação.
Essa especialidade é atendida nas unidades Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Salvador e São Luís.
Critérios de atendimento
- Lesões traumáticas (acidentes de trânsito, as quedas, os mergulhos, os ferimentos por armas brancas e por armas de fogo, entre outros).
- Lesões não traumática (sequelas de tumores, infecções, malformações arteriovenosas e de doenças degenerativas, entre outros);
- Mielomeningocele.
Atenção
Para iniciar acompanhamento com a equipe de Neurorreabilitação em Lesão Medular é necessário que o paciente esteja apto para reabilitação, apresentando condições clínicas favoráveis, como:
- Ter concluído o tratamento da fase aguda do trauma| fraturas;
- Ter concluído o tratamento do tumor da medula espinhal;
- O paciente não deve estar recebendo nutrição parenteral (NPT) e nem ser dependente de ventilação mecânica. O orifício da traqueostomia, caso exista, deverá estar cicatrizado;
- É importante que o paciente não apresente lesões por pressão.
Todos esses fatores são restritivos para realização das terapias de reabilitação.