Estilo de vida saudável é aliado na luta contra AVC
Em 2024, no Brasil, quase 3 mil pessoas morreram vítimas de um acidente vascular cerebral (AVC), sendo que 90% dessas mortes poderiam ter sido evitadas se as pessoas adotassem hábitos mais saudáveis em sua rotina. Segundo a Organização Mundial do AVC, a falta de exercícios físicos está associada a cerca de 1 milhão de casos da doença por ano.
A matéria da Record TV de Minas Gerais destaca relatos de pacientes que tiveram AVC e como a importância do equilíbrio de uma vida saudável vem ajudando no processo de reabilitação de cada um.
Além disso, a reportagem abordou também um aprofundamento a respeito da prevenção da doença com um dos médicos neurologistas da Rede SARAH, Rafael Xavier.
Dr. Rafael Xavier, médico neurologista do SARAH Belo Horizonte em entrevista a Record TV (Captura de tela – crédito: Record TV)
Este ano, a unidade de Belo Horizonte da Rede SARAH atendeu 720 pessoas que se recuperam do AVC, representando 11% do total dos atendimentos da unidade. Dentre os entrevistados da matéria, foram retratadas as histórias de Nilson Almeida e Kelly Venâncio, pacientes do SARAH Belo Horizonte que estão passando pelo processo de reabilitação.
Nilson Almeida e Kelly Venâncio, pacientes do SARAH Belo Horizonte em entrevista a Record TV (Captura de tela – crédito: Record TV)