Segurança na Assistência
A Rede SARAH de Hospitais de Reabilitação destina-se à prestação de serviços especializados a todos os níveis da população, tendo como primazia a assistência com qualidade e excelência. A cultura institucional fundamenta-se no ser humano como sujeito da ação e não como objeto sobre o qual se aplicam técnicas. O trabalho interdisciplinar, o atendimento humanizado, a segurança do paciente, a qualidade das técnicas e processos e o uso de novas tecnologias no diagnóstico e tratamento constituem parte dos princípios da Rede.
Em conformidade com os padrões nacionais e internacionais, realiza-se regularmente a vigilância e monitoramento dos riscos visando à prevenção e à mitigação dos incidentes e eventos adversos, assegurando ao paciente, família, visitantes e profissionais maior confiança e segurança nos tratamentos realizados.
O Programa de Segurança do Paciente foi elaborado integrando o conhecimento baseado em evidências com pesquisas e experiências desenvolvidas durante o processo de expansão da Rede SARAH, fundamentado nos pilares da cultura de qualidade e segurança, interdisciplinaridade, dedicação exclusiva de seus profissionais e atendimento individualizado, e contemplando as seis metas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Metas internacionais para segurança do paciente |
1. Identificação do paciente |
2. Comunicação efetiva |
3. Segurança na prescrição, dispensação, preparo e administração de medicamentos |
4. Cirurgia segura |
5. Prevenção das infecções relacionadas à assistência à saúde |
6. Prevenção de quedas e úlceras por pressão |
Demais protocolos implementados pela Rede SARAH
- Higienização das mãos;
- Segurança na prescrição e administração de sangue e hemocomponentes;
- Segurança no uso de equipamentos e materiais;
- Segurança no registro adequado do uso de órteses e próteses ;
- Segurança nas terapias nutricionais enteral e parenteral;
- Estímulo à participação do paciente, familiar e cuidador na assistência prestada;
- Segurança no ambiente.
As ações adotadas têm garantido resultados bastante favoráveis, entre os quais destaca-se o índice de infecções registradas, inferior ao estabelecido por organizações nacionais e internacionais. Outro indicador relevante é o índice de satisfação dos pacientes em relação ao atendimento prestado, em torno de 98%, conforme apurado em pesquisa semestral. Esses resultados, associados com os demais indicadores estabelecidos nos protocolos para segurança do paciente, demonstram o alto padrão de qualidade da assistência prestada pela Rede SARAH.